Saiba a importância do parto humanizado

O parto humanizado é essencial para a saúde da mulher. Ele ultrapassa o momento do nascimento e é um procedimento para oferecer a melhor experiência para a gestante. Com fundamentos na medicina baseada em evidências, ele assegura uma gestação mais tranquila para as mulheres.

Entenda a importância do parto humanizado, que garante menos dor durante o nascimento do bebê e mantém a segurança da futura mamãe.

Qual o cenário visto pela gestante no Brasil?

O parto humanizado deixou de ser uma opção restrita a um grupo seleto. Cada vez mais pessoas buscam formas de ter uma boa experiência durante a gestação. Assim, é mais fácil manter a qualidade de vida da gestante.

Em um país que é campeão em cesarianas, o parto humanizado propõe a eliminação de violências obstétricas e a cura de feridas emocionais ocasionadas por partos violentos. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o número de cesarianas deve ser de 15%, porém, no Brasil, essa taxa chega à proporção alarmante de 57%.

Isso significa que grande parte das mulheres não escolhe a opção de parto normal. O que pode acontecer por consequência cultural ou devido ao incentivo feito pelos profissionais da saúde. Porém, esse quadro vem mudando.

Ainda que os índices sejam altos, o parto humanitário ganha cada vez mais espaço. Esse fato está ocorrendo devido ao ativismo e ao incentivo do debate sobre os direitos da mulher e o respeito pela hora do nascimento.

Por que optar por um parto humanizado?

Embora ainda exista muito preconceito advindo da falta de compreensão sobre o parto humanizado, há um crescimento nos programas de saúde que prezam esse processo. Com isso, a futura mãe consegue vivenciar a sua gravidez de uma forma sadia e pode sofrer cada vez menos com estresse, ansiedade e depressão.

O procedimento tem início durante o pré-natal, que faz com que a gestação e a programação do parto sejam encaradas pela mulher e pela equipe médica como uma situação natural e benéfica.

Ou seja, o conceito define melhor um modo de encarar a gravidez do que a realização de partos fora da maternidade, por exemplo. Por isso, é fundamental eliminar os estereótipos de que o parto humanizado é aquele feito de cócoras ou na água. O que vale a decisão da gestante e o que será melhor para a sua saúde a de seu filho.

Dessa forma, ter um nascimento mais humano é contar com o suporte e apoio oferecido a mulher, mantendo sempre o respeito por seu corpo e seus desejos durante esse momento importante. Além disso, é fundamental fazer todo o procedimento atentando à medicina baseada em evidência.

Em outras palavras, seria a prática médica que tem como base a aplicação de métodos comprovados pela ciência. Dessa forma, o profissional de saúde pode priorizar a transparência e o valorização de sua paciente.

Sendo assim, a importância do parto humanizado é manter a igualdade na relação entre a equipe médica e a gestante. Dessa forma, a futura mamãe pode ficar mais tranquila e confortável durante a gestação e no momento da concepção.

Já conhecia o processo de parto humanizado? Então, não deixe de compartilhar este artigo com uma amiga que será mãe em breve.

Leave A Comment?