Posso praticar esportes depois dos 50 anos?

As atividades físicas são ótimas para ter mais disposição, relaxamento e qualidade de vida. Porém, há um grupo especial quem nunca fez uma prática esportiva, mas quer começar, mesmo depois de certa idade. Então, surge a dúvida: será que é possível praticar esportes depois dos 50 anos?

Confira quando o esporte pode ser positivo, quando ele pode prejudicar à saúde e conclua se quem tem mais de 50 anos pode começar uma atividade esportiva.

Quando o esporte faz bem para a saúde?

Os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para a saúde. Ao movimentar músculos, ossos e trabalhar órgãos importantes, o esporte ajuda para manter a vitalidade por mais tempo.  

Por isso, o esporte é fundamental para a saúde, ele atua da seguinte forma:

  • regula os níveis de gordura na corrente sanguínea;
  • estabiliza as taxas de açúcar no sangue,
  • melhora a pressão arterial,
  • reduz o excesso de peso,
  • oxigena o cérebro,
  • trabalhar a capacidade pulmonar;
  • fortalece o coração;
  • contribui na produção de hormônios.

Todas essas vantagens são importantes para retardar o envelhecimento e ter uma vida mais ativa depois dos 50. Porém, não é apenas a parte física que recebe atenção com os esportes. Eles são fundamentais para reduzir o estresse, aumentar o círculo de amigos, acabar com a insônia, gerar mais autoestima e prevenir a depressão.

Quando o esporte pode ser prejudicial para o bem-estar?

Praticar esportes ajuda a melhorar a saúde quando é feito regularmente e com a intensidade indicada. Ou seja, é preciso ter uma frequência dos treinos e respeitar o limite do corpo, nunca exagerando no tempo ou intensidade.

Um grande alerta é para os atletas de fim de semana, que apenas praticam nos domingos. Eles podem sobrecarregar a capacidade cardiovascular gerando problemas graves.

Além disso, treinar sem ter feito um check-up e receber as orientações do profissional de educação física pode ser muito perigoso. Dependendo da condição de saúde os esportes podem até agravar o caso. Por isso, é essencial fazer os exames médicos e jamais treinar mais que o recomendado.

Quando há exagero na prática esportiva, acaba sendo comum aparecerem lesões nos ossos, músculos e articulações. Outra preocupação é ultrapassar a capacidade do coração e ocasionar um infarto, por exemplo. Por isso, sempre peça o atestado médico de saúde e siga o programa indicado pelo seu treinador.  

Quem tem mais de 50 anos pode praticar esportes?

A resposta é: sim! Quem tem mais de 50 anos pode praticar esportes, inclusive é recomendado pelos especialistas. As atividades físicas são muito benéficas para o corpo, mente e emoções.

Os esportes ajudam, ainda, a aumentar a confiança em si mesmo ao perceber que é possível se manter disposto mesmo com mais idade. Não tenha medo de começar em um esporte depois dos 50, você estará contribuindo para o seu bem-estar.

A única advertência é não iniciar uma atividade sem conferir com o seu médico e treinador físico quais esportes você pode fazer. Há práticas de várias intensidades e impacto, confira qual você gosta mais e, assim, não comprometerá a sua saúde.

Gostou do artigo? Para ter uma vida com ainda mais disposição, longe do estresse e ansiedade, experimente um suplemento 100% natural. Ele não tem aditivos químicos nocivos e é regulamentado pela ANVISA.

Leave A Comment?