Grávidas podem usar remédios para insônia?

Já se perguntou se grávidas podem usar remédios para dormir? As gestantes costumam ter uma lista restrita de medicações, porém nem todas consultam um médico antes de tomar alguma pílula.

Saiba mais sobre as medicações contra a falta de sono e descubra o que fazer para dormir bem durante a gravidez.

Remédios contra a insônia são seguros para grávidas?

Em diversos sites é possível encontrar listagens de remédios para gestantes. Porém, esse conteúdo é perigoso, uma vez que cada mulher apresenta uma reação hormonal distinta. Por isso, mesmo que ache o medicamento listado em mais de uma matéria, não arrisque o uso por conta própria.

Para manter a segurança, tanto da mãe quanto do bebê, a única forma de confirmar se a medicação pode ser usada é depois da consulta médica. Então, mesmo que o produto alegue ter ingredientes naturais, leve a composição para seu especialista.

Mesmo os suplementos naturais para dormir bem, que são indicados para a maior parte das pessoas, apresentam restrições de uso para gestantes. Isso ocorre porque, ainda que o produto seja natural, cada corpo reage de uma forma diferente. Até chás caseiros devem ser utilizados de acordo com a indicação médica.

Sendo assim, grávidas não devem usar remédios para a insônia antes de consultar seu médico. Qualquer automedicação é perigosa e isso é ainda mais sério quando se trata de uma nova vida sendo gerada.

O que a gestante pode fazer para dormir melhor? 

Já que as futuras mães não podem usar medicamentos para dormir, o que fazer para acabar com a insônia? Veja 5 dicas para conseguir ter um sono tranquilo mesmo durante os meses mais difíceis da gravidez.

1. Ter uma rotina de sono

A gestante deve procurar dormir sempre em um mesmo horário. Para ajudar o corpo a relaxar, o ideal é procurar atividades tranquilas à noite, como ouvir músicas e ler um livro. Jamais comece discussões no período noturno, pois isso impedirá que o sono chegue.

2. Manter o quarto agradável

Quando estiver perto da hora de repousar, procure deixar o quarto adequado para dormir. Feche todas as cortinas, desligue os aparelhos eletrônicos, climatize o ambiente e bloqueie qualquer barulho externo.

3. Usar o truque do travesseiro

Disponha um travesseiro macio entre as pernas para ficar mais confortável. Prefira sempre deitar de lado e fuja da posição de barriga para cima. Isso é importante uma vez que o peso do ventre pode causar problemas respiratórios durante o sono.

4. Cortar bebidas estimulantes

Uma xícara de café pode ser deliciosa, mas para algumas pessoas acaba gerando sérios problemas de insônia. Além disso, os energéticos também estimulam o organismo, atrapalhando a produção de melatonina, o hormônio do sono.

5. Evitar ambientes claros e movimentados

Centros urbanos, como shoppings e comércios, apresentam muita movimentação e luzes. Então, evite ao máximo passar por esses locais durante a noite. Isso pode provocar estresse e impedir o descanso.

Agora você que você já sabe se grávidas podem usar remédios para a insônia, cuide de sua saúde. Lembre-se de jamais recorrer à automedicação e buscar sempre a orientação médica.

Achou esse conteúdo importante? Então compartilhe com as futuras mães para garantir que elas saibam mais sobre o que podem fazer para acabar com a insônia na gravidez.

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