É comum ter insônia no início da gravidez?

Uma dúvida muito recorrente para as novas mães é saber se ter insônia no início da gravidez é comum. Devido à expectativa do momento, as gestantes desejam que tudo ocorra bem e de forma tranquila. Então, para esclarecer essa questão, continue lendo o artigo.

Cuidar da saúde mulher durante a gravidez é fundamental. Assim, as informações corretas podem evitar muitos medos e preocupações. Por isso, veja como a insônia pode interferir no decorrer da gestação.

Ter insônia no início da gravidez é comum?

Caso você seja uma futura mãe, não precisa ficar preocupada. Ter insônia no início da gravidez é normal. Essa dificuldade costuma ser ainda mais vista no último trimestre da gestação.

No decorrer dos meses o sono é leve e mais fragmentado. Por isso, entrar em sono profundo é muito mais complicado para as gestantes. Esse quadro é agravado com o aumento da barriga, que causa um desconforto maior para achar a posição adequada para dormir.

As cãibras, dores nas costas, vontade de ir ao banheiro e, em especial, a ansiedade são alguns dos motivos que geram a falta de sono desse período.

Ao contrário do que se pode pensar, os cochilos durante o dia não ajudam a descansar melhor. Pelo contrário, esse hábito pode gerar ainda mais insônia na gravidez.

Como evitar a insônia na gravidez?

Para que as gestantes possam ter um bom sono, é preciso tomar cuidados específicos. Algumas dicas de rotina saudável são: ter um horário certo para deitar, fazer exercícios leves e manter uma alimentação balanceada.

Além disso, a futura mãe deve evitar ingerir café e muitos líquidos após as 18h. Então, é fundamental beber os 8 copos de água necessários para o organismo durante o dia. Isso previne a vontade de urinar à noite ou que o corpo fique agitado devido à cafeína.

Outro detalhe importante é cuidar do ambiente para ter um sono relaxante. Então, sempre é fundamental ter um colchão confortável e travesseiros extras para as costas e pernas. O quarto também deve ser silencioso e escuro, para ajudar no começo da sonolência.

Evitar aparelhos com fontes luminosas também é um grande auxílio. Por isso, é recomendado retirar tablets, celular, notebook e relógios digitais do local. O excesso de luz atrapalha na produção de melatonina, o hormônio do sono.

A insônia no início da gravidez prejudica o bebê?

As gestantes já podem ficar mais tranquilas ao saber que é comum ter insônia no início da gravidez. Porém, ainda permanece a dúvida se isso é prejudicial para o bebê. Então, é preciso esclarecer também que a falta de sono não prejudica a criança.

Porém, as mães devem cuidar desse problema para dormir bem durante a gestação. Assim, é possível estar mais disposta e tranquila para esse momento tão importante para toda a família.

Uma ótima dica para evitar a falta de sono na gravidez é utilizar os suplementos naturais contra a insônia. Eles não causam efeitos colaterais ou dependência química. Entretanto, para a gestantes é preciso apresentar o produto para o seu médico, apenas como medida de segurança. Faça o teste e durma muito melhor.

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