Qual a importância do Outubro Rosa para as mulheres?

O movimento Outubro Rosa é uma mobilização importante para as mulheres. Seu objetivo é levar a conscientização sobre o câncer de mama pelo mundo. Assim, cada vez mais pessoas aprendem a reconhecer e prevenir o aparecimento da doença.

Entenda mais sobre essa campanha que ocorre em todo o planeta e oferece mais visibilidade para a saúde da mulher.

O surgimento do Outubro Rosa

O Outubro Rosa teve seu início em Nova York, Estados Unidos. Ele surgiu na primeira Corrida pela Cura nos anos 90. Logo, esse não é um movimento novo e ganha destaque cada vez nas mídias digitais e tradicionais.

A cor rosa e o laço, associados a essa mobilização, são utilizados por várias mulheres durante os encontros realizados para informar sobre o câncer de mama. Além disso, diversos monumentos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, ganham luzes nesse tom como forma de apoio no mês de Outubro.

As campanhas acontecem para informar mais mulheres sobre formas de prevenção e diagnóstico da doença. Levar mais conscientização para o público feminino é uma maneira para que o quadro seja encontrado e tratado ainda no início.

Diversas mulheres precisam ter o seio retirado durante o tratamento, o que pode gerar tristeza profunda e, até mesmo, evoluir para crises depressivas. Essa mobilização é um amparo para evitar a depressão e o preconceito sofrido por elas.

A importância do Outubro Rosa para as mulheres

As campanhas do Outubro Rosa também são forma paras oferecer cuidado e atenção para as pacientes. Quando mais a enfermidade for desmistificada, mais fácil será para eliminar o preconceito e ajudar os amigos e familiares a entenderem melhor sobre ela.

Por isso, o mês designado para falar sobre o câncer de mama é importante para as mulheres. Ele é uma maneira de mostrar solidariedade por quem sofre com a doença, evidenciando que há outras pessoas também passando pela mesma dificuldade e que puderam superar a ansiedade e preocupação causadas pelo situação.

Dar visibilidade a mulheres que vivem bem com o câncer de mama e não se deixaram abater pela condição, é essencial para a união feminina. Assim, aquelas que descobrem ter o caso conseguem entender que é possível ter qualidade de vida mesmo com câncer e não perder mais noites de sono por isso.

Ou seja, a paciente pode trabalhar, frequentar seu esporte favorito, ir para aulas de danças e cuidar de sua família. Ver mulheres que não paralisaram seu cotidiano devido ao tratamento é um grande suporte, tanto para a família, quanto para a paciente.

A força do Outubro Rosa

O câncer de mama está classificado como o segundo tipo com mais ocorrência em todo o mundo. No Brasil, a taxa de mortalidade pela doença é muito elevada, mas com a prevenção já foi possível diminuir em 42,8% — um número considerável.

Isso ocorre em várias circunstâncias  porque o problema é diagnosticado em estágio avançado. Logo, a força do Outubro Rosa está em incentivar mais mulheres a fazerem sempre o autoexame das mamas e realizarem a mamografia, quando recomendado por seu ginecologista.

Agora que você sabe a importância do Outubro Rosa, não deixe de fazer os exames de rotina. Leve essa mobilização para seus parentes, amigos e conhecidos. Assim, a taxa do câncer de mama poderá cair ainda mais no país.

Achou as informações importantes? Então, mostre seu apoio à causa e compartilhe este artigo nas redes sociais.

Was this article helpful?

Related Articles

Leave A Comment?