6 doenças que interferem na saúde do idoso

Com o passar dos anos, é comum surgir uma preocupação grande com a saúde. Afinal, pessoas com mais de 60 anos têm chances maiores de contrair doenças com mais frequência. Então, conheça as 6 doenças que interferem na saúde do idoso e busque orientação médica caso suspeite de algum sintoma.

Cuidar do bem-estar é fundamental em todas as épocas, em especial com o passar do tempo. Para ficar atento a isso e tratar logo no início, conheça as enfermidades mais comuns que tem como agravante o avanço da idade.

1. Hipertensão arterial

Pressão arterial é a força que o coração exerce sobre as artérias quando bombeia o sangue para o corpo. Ela costuma aumentar com a idade. Porém, é comum que essa intensidade reduza durante o sono. Já quem tem problemas de insônia costuma sentir mais agitação e não tranquiliza a pulsação, o que pode gerar doenças cardíacas no futuro.

2. Doença Cerebrovascular

O AVC ocorre quando um vaso do cérebro é obstruído e não há como fluir sangue para determinada parte do órgão. Com a falta de oxigênio, as células morrem com rapidez e causam consequências sérias. Logo, o  avanço da idade, aumento do estresse e nervosismo intensificam as doenças cerebrovasculares que acabam interferindo na saúde do idoso.

3. Doença de Parkinson

Esse mal é uma dificuldade neurológica progressiva e causa movimentos bruscos, tremores e rigidez no paciente. Em torno de 75% dos casos da doença acontecem com adultos acima de 60 anos. Além disso, o histórico familiar é um fator de risco. Ou seja, se alguém na família teve Parkinson, há uma possibilidade alta de que o problema apareça com a idade.

 

4. Doença Cardiovascular

Os problemas cardiovasculares ocorrem, em maior parte, com bloqueios e obstruções nas artérias sanguíneas cardíacas. Isso pode ser algo gradativo ou haver uma ruptura aguda. Os problemas do coração também estão entre as doenças que mais interferem na saúde do idoso.

5. Confusão mental

A confusão mental, chamada por demência, é uma dificuldade com o funcionamento correto das funções cerebrais. Entre suas manifestações estão: dificuldade em entender ou falar, alterações de humor e perda de memória. Essa enfermidade é normalmente causada por doenças de Alzheimer, Parkinson, Huntington ou demência vascular.

6. Osteoporose

Ela se caracteriza pela perda de massa ósseas, que origina ossos mais frágeis. Devido a esse problema, as quedas do idoso podem ser muito perigosas. As fraturas do quadril são as mais preocupantes, uma vez que levam a perda de mobilidade, o que acaba gerando uma grande dependência.

 

Agora que você conhece essas 6 doenças que interferem na saúde do idoso, esteja sempre atento a possíveis manifestações. Entre os males da idade também estão: perda de audição, catarata, osteoartrite, entre outras.  Para evitar esses problemas, é importante uma visita regular ao médico e ter uma vida mais saudável.

 

Além das doenças físicas, também é comum o aparecimento de males como depressão, ansiedade e insônia. Outro passo importante para combater esses problemas logo no início é utilizar um suplemento natural. Ele é regulamentado pela ANVISA, não tem aditivos químicos nocivos e nem causa efeitos colaterais.  

 

Was this article helpful?

Related Articles

Leave A Comment?